Como explico na página inicial desse site, não quero somar material às centenas de artigos acadêmicos que conceituam e fortalecem seus paradigmas sobre Teatro e seus segmentos e técnicas. Esse é um site de linguagem simples e busca ajudar e não complicar, nem debater ou propor uma formação.

De forma simples:

  • Tem o Teatro: A ciência, o saber, a linguagem;
  • Tem a Peça de Teatro: A origem do Espetáculo Teatral, a literatura do Teatro;
  • Tem o Teatro como local: A construção onde o Espetáculo Teatral acontece, também.
  • Tem o Espetáculo Teatral: Que é o que  a plateia vivencia junto com o fazer dos que realizam o espetáculo.

A representação da vida humana, em forma de linguagem artística   diante de plateia.

Você encontra detalhadamente a explicação dessa ideia em “O Que é Teatro“, mas resumindo:

 

Representação da vida humana: pois não existe dramaturgia representando outra coisa. A natureza até pode gerar filmes documentais lindos. A adaptação para o teatro de um filme desses seria a ida  ao Zoológico.

 "Pfisters Mühle" in der Regie von Armin Petras am Stuttgarter Staatstheater © JU_OSTKREUZ
“Pfisters Mühle” in der Regie von Armin Petras am Stuttgarter Staatstheater © JU_OSTKREUZ

Quando os elementos da natureza, objetos inanimados ou animais são personagens de uma peça, eles falam, querem vingança,  sonham, sentem raiva e se apaixonam: vida humana.

Em forma de linguagem artística. Essa é a diferença da Arte e do Teatro a serviço de outras disciplinas ou áreas do saber:

  • Educação
  • Psicoterapia
  • Sociologia
  • Vendas e religião

O debate sobre o que é a arte, e portanto, o que é uma linguagem artista, é vasto, constante e em metamorfose como um organismo vivo. Por isso não cabe aqui, ao menos por enquanto, ir nos detalhes, pois são eles que geram os debates. Mas podemos lembrar os conceitos básicos do que seja arte:

Referenciando um conjunto de definições dos mais bem intencionados pensadores, não está errado dizer que a arte é uma forma do ser humano se expressar simbolicamente. Expressão que pode gerar um produto, ou não; pode ter uma utilidade, ou não e retrata sempre, de uma forma ou outra, os sentimentos, a psique e a situação política e socioeconômica no cerne de uma dada cultura.

Dentro do escopo da cultura, meios para a subsistência e encontrar soluções contra as forças da natureza (objetos para cortar alimento, abrigos e proteção) estão no lado mais primitivo dos processos culturais, enquanto a arte, no outro extremo, é a forma mais elevada e complexa da expressão humana.

Diante de plateia, pois as artes cênicas (Dança, teatro, Ópera e a Pantomima), diferente das outras artes, não podem ser captadas para uma apreciação à posteriori. Elas têm características ritualísticas. Acontecem repetidamente, pois não existe sem que seja um acontecimento. Gravar em vídeo ou filmar um balé ou um espetáculo teatral é uma problemática das artes visuais. Isso é um registro de uma outra expressão artística. Não é nem se quer  interdisciplinaridade no teatro, como seria o caso  os vídeo cenários no teatro de vanguarda ou o canto e a dança no teatro musical.

Você pode se interessar por:

O que é Teatro

O que é a Peça Teatral

Aprenda mais sobre esse tema. Visite a Biblioteca do Teatro
 
 

 

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this