QUAIS SÃO OS PRIMEIROS PASSOS PARA PRODUZIR UM ESPETÁCULO TEATRAL

Embora falamos “montar uma peça teatral”, é certo dizer “produzir um espetáculo teatral”. A peça é o texto, no entanto nem todo espetáculo nasce a partir do texto (Leia Teatro Pós-dramático). Espetáculo é o resultado, o acontecimento. 

Para produzir um espetáculo teatral você precisa de uma equipe. Teatro é uma arte coletiva. O cenógrafo é um elemento essencial dessa equipe.
Cenário criado por Chiara Stephenson para Ursos Polares

O TEXTO

Para Montar uma Peça Teatral, antes de tudo, você precisa escolher (ou escrever) o Texto.

Pode não precisar do texto  em criações concebidas no  Work in Progress, o  Pós-Dramático ou A Exigente Técnica da Improvisação. Nesses casos  a  criação  do texto pode fazer parte do processo de montagem. Se não for o seu caso,  ter o texto e o direito de montagem é o primeiro passo.

Depois de estudar muito bem o texto, você deve definir como pretende montar. A resposta a isso pode envolver as características:

a) comerciais,

b) acadêmicas,

c) sociais ou 

d) experimentais…

…que o motivaram a produzir um espetáculo espetáculo, em primeiro lugar.

COMPOR A EQUIPE

Vamos supor que você queira produzir um espetáculo teatral comunitário, sem fins lucrativos e sem patrocinadores. Essa é uma boa forma de iniciar, pois não precisaremos lidar, nesse momento, com orçamentos rigorosos, planilha de custos em formatos específicos e outros detalhes ligados   à legalidade de contratações de serviços, impostos e leis trabalhistas.

Você vai precisar formar uma equipe. Teatro é uma arte coletiva.

Listo aqui as funções mais comuns que formam a equipe para produzir um   espetáculo teatral. Se não tiver certeza sobre como formar sua equipe, escolha primeiro um diretor e decidam juntos a composição da equipe.

Para produzir um espetáculo teatral você precisa de uma equipe. Teatro é uma arte coletiva. O figurinista é um elemento essencial dessa equipe.
Figurinos criados pelo figurinista Paul Tazewell

Produtor

O que transforma a ideia em realização. O Produtor é o realizador. Ele possibilita o encontro das partes e as conduz até e/ou durante  o acontecimento teatral.

Diretor

Para produzir um espetáculo teatro é essencial a presença do diretor. Sua a ligação com a produção é tão intensa que nota-se sua mão em cada aspecto da espetáculo.
Mario Bortoloto é um importante diretor de teatro brasileiro, fundador da Cia. Cemitério de Automóveis.

É o encenador chefe. Ele entende o espetáculo como um todo e em seu conteúdo e expressão artística. Ele busca dos demais artistas e técnicos o necessário para sua realização de forma integrada.

Elenco

São os atores, bailarinos, acrobatas, cantores ou outros artistas cênicos.

Cenógrafo

O responsável pela ambientação do espaço cênico.

Figurinista

Cria a roupa (quando houver roupa) dos personagens.

Diretor de arte

Cria adereços e  objetos de cena e outros elementos complementares que não foram contemplados pelo figurinista nem pelo cenógrafo.

Sonoplasta/videomaker/Designer / coreógrafo/ Maquiador/cabeleireiro

São alguns outros criadores que podem fazer parte da montagem.

Técnicos

Operadores (som, luz, vídeos, efeitos), Assistentes: retiram cenários, montam e desmontam palco, auxiliam as trocas de figurinos, atendem a porta, plateia, etc.

Saber o que você pretende, portanto, definirá a composição de sua equipe.

Para produzir um espetáculo teatral você precisa de uma equipe. Teatro é uma arte coletiva. O cenógrafo é um elemento essencial dessa equipe.
Cenário criado por Robert Brill para a ópera “Everest”.

 

PRÉ-PRODUÇÃO

A ideia de montar um espetáculo teatral já está na mente de quem desejou o espetáculo. Esse pode ser você, que atua, portanto, como o produtor. O início de sua montagem, entretanto,  é  considerado um  fato quando ocorre o primeiro encontro da equipe: A Pré-produção. 

Como o nome diz, são os preparativos para a produção. Se o espetáculo fosse um bolo de aniversário, a pré-produção seria o momento em que a mãe pergunta para a criança sobre como ela gostaria que fosse o bolo. O preparo do bolo seria a Produção e a festa de aniversário a Apresentação (O acontecimento).

Os membros que compõem a equipe deverão encontrar  portanto uma uniformidade, uma visão comum a todos. Cada um, em suas funções, mostrarão suas necessidades, suas ideias e dirão o que, nesse processo, precisará do outro. Depois disso o diretor ficará encarregado de coordenar as criações e manter o produtor atualizado das necessidades e questões do processo de montagem.

Depois dos encontros de Pré-produção iniciarão os ensaios e a produção. 

Se você pretende dirigir, siga lendo os artigos na categoria montagem.

Comece Simples

Uma peça simples e curta pode não gerar um espetáculo completo, todavia pode ser bem agradável de se assistir. Pode também ser um ótimo exercício para todos os envolvidos na montagem.

No livro “Cenas Curtas  e Ágeis” de minha autoria, você encontra diversas cenas completas, sempre curtas e bem simples. Um ótimo material para aprender a montar seu  primeiro espetáculo, trabalhando com técnicos e elenco que desejam adquirir experiência. 

 

Leitura Recomendada

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this