O Autor de Teatro  Cria a “fala”. O Discurso

Quando pensamos no processo criativo do autor de teatro, remetemos nossa atenção à uma pessoa que “Fala”. O cinema conta histórias através de imagens, o romance (literatura de ficção) pela descrição e narrativa , no entanto  o teatro acontece por meio da palavra falada. A Palavra está no texto dramático: a Peça Teatral.

Embora muitos novos conceitos surgiram se opondo à necessidade do texto como centro da criação, o teatro é a arte da fala.  Esses conceitos   enriqueceram e continuam a enriquecer o panorama do teatro pelo mundo todo, contudo a criação que se utiliza da negação de uma essencialidade não a menospreza, pelo contrário, valida sua importância.

 

O que Falta é o Que se Busca

Explicando melhor. Um filme sem imagens. Muitos experimentos foram feitos com essa negação: a não imagem numa linguagem artística que “é” a imagem. Embora a arrojada experiência vise uma experiência singular da plateia, ela certamente surge à partir da consciência de que a imagem deveria estar ali. O mesmo se pode dizer de livros com páginas em branco e teatro sem texto (sem falas); ou ainda mais arrojado: o teatro sem o ator. Para investigar mais esse último conceito leia o artigo que escrevi chamado “O Presencial no Espetáculo Teatral“.

Nos artigos para encenadores mais experientes, você vai aprender como fazer criações dramatúrgicas que fogem da forma estática de “falas”: “Work in Progress” e “O Teatro Pós Dramático“.

O Teatro Dramático é uma arte que se baseia na Palavra que compõe o Discurso, seja por sua utilização ou por sua negação. Ele nasce no texto e se concretiza no espaço cênico (Palco, arena, tablado, rua…). Se você ainda não tem muita experiência com os processos de montagem, ou seja, transformar uma Peça de Teatro em Espetáculo Teatral,  leia o artigo “Por onde Começa a Montagem Teatral“.

 

Dramaturgia Cinematográfica

O Roteiro de Cinema é também uma forma de Texto Dramático, mas não é uma peça de teatro.

O roteiro de cinema, que também pode incluir “falas”, acontece por meio de descrição de como a plateia vivenciará as imagens.  Essas imagens contarão a história. Por outro lado, no teatro, grande parte das imagens são despertadas na imaginação e no inconsciente da plateia por meio da palavra falada.

Um exemplo prático:

Vamos supor que um autor de roteiro de cinema queira descrever como a plateia deverá visualizar, saber que o personagem mente ao dizer: “Distribui todos os jornais”, enquanto na verde jogou todo o pacote no rio.

Entregador

Sim. Distribui.

Flashback

Entregador está sentado na mureta beira rio  bebendo cerveja  e arremessa um pacote com centenas de jornais dentro do rio.

 O Teatro é filho do Poema e da Dança, o Cinema, da Fotografia

A solução para o cinema usado no exemplo acima seria impossível no teatro convencional. Embora a utilização dos vídeos cenários, micro câmeras e aplicativos para celulares ajudem a compor o espetáculo, não são as bases da criação. (ver “O Texto e Tecnologias Contemporâneas no Teatro“). Significa o que? Que no teatro não se poderia contar a história do “Entregador”? Sim, ele pode. Para solucionar essa questão é que existe o Dramaturgo. O Autor da Peça de Teatro.

O Autor de Teatro

O processo criativo do autor de teatro consiste em   compor um universo de imagens através da fala dos personagens. No exemplo do “Entregador”, ele revelará à plateia que os jornais apodrecem no rio, sem precisar narrar. É uma forma “genial”, pois requer genialidade para que não se sucumba na vulgaridade ou ao ridículo.

A Literatura do Teatro

Enfim, o Texto Dramático é esse conjunto de soluções. É uma forma de contar uma história (ou algo)  que invocará  a imaginação e o inconsciente da plateia. Uma literatura que embora passa prover uma boa leitura, só se conclui no acontecimento teatral. 

Um bom Texto Dramático é, antes de tudo,  uma boa literatura.

O arquivo abaixo contém um exercício que compõe o Curso de Redação de Textos Teatrais. Nele você poderá exercitar um pouco o seu processo criativo.  Para enviar o exercício e para ele ser avaliado e comentado, se inscreva no curso Clicando Aqui. São 10 módulos com vido aulas, atividades práticas e avaliações. Ao fim, se alcançada a média exigida, você recebe o certificado de capacitação como autor dramático.

Baixe o PDF: O PROCESSO CRIATIVO DO AUTOR DE TEATRO

Leitura Recomendada

Transparência:   Ao clicar, você será direcionado ao site de compras da Amazon.com.br, pois é um site de compras que confio, onde publico meus livros e onde adquiro obras de outros autores, sempre com total segurança.
 

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this