Uma boa forma de descobrir como criar diálogos é Não criar “falas”. Deixe seus personagens falarem. E mais, não escreva o que eles falariam, escreva o que eles não conseguiram deixar de falar. O que foi impedido de se calar.

Primeiramente, como esse tema é vasto e abrange tantas disciplinas  vou apenas tocar em alguns pontos que julgo importantes. No entanto, Se ao começar a criar diálogos você puder aplicá-los, poderá ir desenvolvendo seu próprio processo criativo com o tempo.

Você entenderá melhor esse artigo se tiver lido “Antes de Escrever os Diálogos“.

O vídeo abaixo é parte do Curso de Redação de Textos Teatrais. Semelhantemente à esse artigo, ele pode lhe ajudar a entender o processo criativo do autor. O Curso se aprofunda em todos os aspectos da criação dramática.  Para ter acesso a todos os 10 módulos, com video aulas, exercícios práticos e certificado de conclusão,  CLIQUE AQUI.  Para  uma abordagem menos aprofundada, assista ao vídeo e continua lendo o artigo.

 

 

Crie Diálogos com base no que o Personagem não Conseguiu Calar

A história será contada por uma soma de elementos: Pelos personagens com suas falas, suas ações físicas e a combinações de outros recursos técnicos. Se escrever falas narrativas, sua peça parecerá um grupo de contadores de história falando de forma intercalada.

Você tem que conhecer muito bem o interior dos personagens que cria. Suas motivações, medos, desejos e fraquezas. O exterior estará sendo visto.  A fala é da ordem da psique, portanto do interno que escapa para o externo.

Estojo de Maquiagem – Ideal para Atores

Não Use Diálogos para Dar Explicações das Ações

Alguns autores iniciantes de deixam influenciar pela péssima dramaturgia das telenovelas e  das comédias românticas do cinema.   Eles insistem em usar   os diálogos para explicar o que está acontecendo ou que pensam e  sentem. A pessoa com pressa diz: “Estou com uma pressa”, a pessoa com fome: “Que fome”.

Uma boa forma de aprender que isso é um  bilhete sem retorno para o ridículo, é observar o que você fala. Motivado por diferentes forças, a gente cala algo, pensa algo, deseja algo e a fala é parte do que resulta. Isso move uma nova fala no outro.

 

 

Exercício Prático de como criar diálogos

Use sua experiência pessoal para criar diálogos, assim crie uma situação hipotética e ponha-se dentro dela.

O que você diria se fosse abordado por um vendedor de planos de saúde ao caminhar apressado pela calçada? E se o mesmo vendedor lhe oferecesse um plano depois de lhe pagar uma bebida num bar? Não invente frases. Deixe o seu “eu” falar.

Você vai se surpreender como a forma reduzida e simples dessas falas, no entanto impactantes.

No Curso de Redação de Textos Teatrais você encontra diversos exercícios práticos para desenvolver essa habilidade. Para saber mais CLIQUE AQUI.

Texto não é um Fim. Texto é Pretexto

Penso, logo existo? Não. Existo justamente onde não penso.

Quando um personagem fala algo, ele quer algo com essa fala, entretanto o querer nem sempre está descrito nessa fala.

Bom Dia” quer dizer que ele deseja um bom dia a alguém? Contudo esse seria o fim obsessivo.  Descubra  o que ele deseja e quer de fato. Quem deseja um bom dia a alguém, entretanto,  dificilmente diria “Bom dia”.

O bom dramaturgo se nega a ficar refém do termo. Ele investiga o que há por trás da fala para retorná-la depois em sua criação. Retorná-la, contudo, não mais aprisionada ao vazio do uso comum, mas sim repleta de significado. Esse significado é o desvendar da vida interna do personagem.

Um funcionário público insatisfeito com sua profissão, pode chegar ao local de trabalho dizendo: “Bom dia a todos”, no entanto desejando com isso que ninguém fale com ele.

Vê? O Dramaturgo usa o texto como uma forma de dizer algo mais profundo e mais importante do que o pensamento, do que a descrição do que se passa ou a ação física.

O pensamento é uma invenção da razão, do imaginário e não do desejo.

Finalmente, nas não menos importante: o autor de teatro precisa ler todo o material dramático do qual puder lançar mão, para tal  inscreva-se e tenha acesso gratuito a centenas de peças. 

 

Leitura Recomendada

 

 

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this